Escolha aqui o curso

Nutrição

O Curso de Nutrição da UFSC procura formar um profissional comprometido com a melhoria da qualidade de vida da população. O nutricionista aplica seus conhecimentos em técnica dietética, considerando a alimentação como um dos fatores que interfere no processo de crescimento e desenvolvimento nos vários ciclos da vida dos indivíduos (desde a gestação, passando pela infância e adolescência, até a fase adulta e o envelhecimento).

Para isso, o curso atualmente define como atividades a serem desenvolvidas pelos alunos a avaliação e acompanhamento do estado nutricional da população (pré-escolares, escolares, adolescentes, incluindo atletas, entre outros); a avaliação da qualidade da alimentação escolar; a vigilância do estado nutricional da população atendida em unidades de saúde e escolas; a elaboração de projetos de qualidade na produção de refeições comerciais e coletivas; a prevenção e recuperação da doença e promoção da saúde dos indivíduos, através da orientação nutricional e a dietoterapia; o desenvolvimento de pesquisas experimentais em alimentos e, o desenvolvimento de ações de educação em saúde e nutrição, para indivíduos e comunidades.

Desde o primeiro ano, o aluno tem disciplinas que permitem o contato com as atividades profissionais. A partir do terceiro ano do curso são oferecidas matérias teórico-práticas nas áreas de nutrição básica, nutrição clínica, experimental, saúde pública, administração de unidades de alimentação e nutrição esportiva. O Hospital Universitário, assim como instituições públicas e privadas conveniadas com a UFSC, é utilizado para aulas práticas, mini-estágios, estágios curriculares e extracurriculares. Os estudantes têm à disposição laboratórios bem equipados (Nutrição Experimental, Bioquímica da Nutrição I e II, Técnica Dietética, Antropometria e Ergonomia, Meios em Alimentação Coletiva, Meios em Educação Nutricional) e ambulatórios de atendimento nutricional no HU.

O curso é o único do Brasil a possuir uma unidade metabólica, situada no Hospital Universitário, que permite estudar a absorção dos alimentos pelo corpo humano e o único a possuir uma Empresa Júnior de Nutrição. Os alunos podem candidatar-se a bolsas do Programa Especial de Treinamento (PET) vinculado à CAPES (MEC), a bolsas de pesquisa, de extensão e de monitoria ou trabalhar como voluntários nos projetos ligados ao departamento de nutrição. Após a formação, o nutricionista poderá atuar nas áreas de nutrição clínica, saúde pública, nutrição experimental, administração de unidades de alimentação coletiva e comercial, bem como nutrição esportiva.

Sua atuação se dá nos mais diversos locais, como hospitais, clínicas, SPAs, unidades de saúde, creches, unidades produtoras de refeições coletivas e comerciais, indústrias, centros esportivos, clubes, academias, empresas, organizações não governamentais ou instituições públicas que organizam programas de alimentação. Atua, ainda, na área de marketing e consultoria, com orientação e atendimento ao consumidor, pesquisas de novos alimentos e produtos alimentares, alimentos “diet” e “light”, garantia de qualidade na produção de refeições, programas de adoção de hábitos e práticas alimentares adequados, nas distintas populações, atuando em equipes multiprofissionais.


Nutrição em números

Candidato/vaga Vestibular 2011:

Geral Negros Escola Pública
7.90 3.60 11.56

Vagas:
45 (somente no primeiro semestre)

Duração:
10 fases

Nota do ENADE:
2004 - 5

Titulação dos professores:
20 Doutores
18 Mestres

Telefone:
(48) 3721 9784

www.ccs.ufsc.br/nutricao

 
 
 

Endereço: Campus Universitário, Trindade, CEP 88040-900, Florianópolis - SC.
Fone:(48)3721-9200 Fax:(48)3721-9952 E-Mail: vestibular2012@coperve.ufsc.br